top of page

ESQUIZOANÁLISE

Método de intervenção clínica que utilizo para fazer o mapeamento dos desejos de meus clientes. Somos os nossos desejos e, por isso, precisamos compreender quem em nós está por trás deles.  O objetivo da Esquizoanálise é desconstruir os círculos viciosos que nos aprisionam em situações que se repetem ao longo da vida – a menos que se descubra o que nos levou a elas.

Para a Esquizoanálise, desconstruir pensamentos limitantes que afetam nossos desejos é o caminho para mudar a maneira como reagimos às circunstâncias. O que é muito mais efetivo – na verdade, é o que funciona – que simplesmente jogar a responsabilidade em fatores externos, algo que muita gente costuma fazer. Como escreveu o filósofo francês Jean Paul Sartre: “O mais importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço com o que fizeram de mim”.

A Esquizoanálise ajuda/facilita esse processo para que o indivíduo assuma o controle de sua vida e faça com que as forças de criação que traz dentro de si, e que são alinhadas com sua essência, se sobreponham às forças de conservação. Com isso, tudo se alinha e a vida entra nos eixos.

Um exemplo prático para ilustrar esse conceito é o daquela pessoa que não se sente feliz em seu trabalho, mas decide permanecer na empresa porque ganha bem. Ou seja: exceto pela remuneração, não existe satisfação e, mesmo assim, a pessoa valoriza as forças de conservação (permanecer na empresa) em detrimento das forças de criação (buscar uma oportunidade que seja satisfatória do ponto de vista profissional e financeiro). Quem seria você nessa história?

 

Fiz minha formação em Esquizoanálise na Escola Nômade de Filosofia, em São Paulo, sob a supervisão do filósofo Luiz Fuganti.

Entre em contato para saber mais

bottom of page